13 fevereiro 2011

Perfumes +Perfumes


 Vi um dia desses uma matéria no GE sobre perfumes, onde a Camila fala que não entende muito bem sobre as fragrâncias, mas colocou alguns dos perfumes que ela mais gosta, pensando nisso como eu amo perfumes e tenho um olfato muito aguçado(sou quase uma perfumista)brink, resolvi explicar no post de hoje como funciona esse negócio de fixação de perfume e falar um pouquinho sobre a história dele.

História: Bem,cof cof...O perfume teve origem no Egito, sendo apreciado também pelos ricos mortais, e não sendo privilégio apenas de Deuses e mortos.Assim, os sacerdotes aos poucos transformaram seus templos em autênticos laboratórios de Perfumes Artesanais.Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte, logo, o uso do perfume se difundiu, trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.

*Isso é só um pedacinho da história, não escrevi muito pra não ficar chatinho de ler.

Como entender as fragrâncias e sua fixação:

      As fragrâncias classificam-se em:
  • Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
  • Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
  • Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
  • Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
  • Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
  • Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
  • Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
  • Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.


Muitas pessoas querem um perfume que tenha uma boa fixação, mas não sabem que essa fixação depende das notas de base ou de fundo. Aí vem a pergunta, o que são notas de base e de fundo? E eu respondo : - Calma que ainda tem a nota de cabeça(ou de saída).

Notas de cabeça ou de saída é aquele cheiro que você irá sentir logo que espirrar o perfume, são as notas que logo escapam o cheiro do perfume. Essas notas geralmente são  fragrâncias como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.:

Nota de coração(corpo) são notas que evaporam devagar e vão se revelando após algum tempo, é o tema principal do perfume.São notas mais encorporadas como flores,folhas e especiarias.

Notas de Base são as notas que demoram mais tempo para evaporar, essas é a que garante uma fixação por um tempo mais longo, é o último acorde a ser percebido no perfume, esses são compostos de notas densas como as  resina, madeiras e de origem animal.

O perfume deve ser aplicado nas partes mais quentes do corpo, como pulsos, nuca e atrás das orelhas, vale também passar atrás dos joelhos e no meio das cochas.
 PS: Eu acho que poderiam desenvolver um perfume com notas de cabeça de jaca. Nem todo mundo gosta do cheiro da jaca, hahaha e então seria um perfume para poucos, as notas de coração poderiam ser Florais Aldeídos e a nota de base baunilha. 
Atenção! Se acharem um perfume desses por aí, me avisem porque quero receber minha comissão por ter ajudado a construir o meu cheirinho...rsrsrs

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário