21 fevereiro 2012

Maquiagem e sua história!

Olá! Cá estou eu na madrugada, super gripada e assistindo as escolas de samba passarem na Sapucaí, nesse momento quem desfila é a Salgueiro, mas até eu terminar esse post acho que já vai estar entrando outra escola. rsrs

Bem, eu vim aqui para falar um pouco sobre maquiagem, um dos itens que indispensável em um look para nós mulheres, mas de onde ela surgiu? Como?Onde? Quando e Porquê? Essas são respostas que você encontrará nas linhas que seguem logo abaixo.

Não se sabe ao certo a data, mas os registros que se encontram na história falam sobre o Egito e as pinturas de Cleópatra, Faraós utilizavam a pintura nos olhos para que evitassem  olhar diretamente para o Deus Rá, o deus sol. Além da maquiagem há registros também de outros cosméticos que tem uma tecnologia muito avançada para época. Ver esta página
Cleópatra se tornou símbolo de beleza e força daquela época pintando seus olhos com um pó a base de carvão e algum outro mineral, a mistura se chama Khol. Referência: Sephablog


Antigamente lá pelo século lX e Xll era muito bonito ser branquinha ( acho que eu sou dessa época rs) então no Japão se usava um pó espesso e argiloso feito da farinha de arroz que se chama oshiroi (adoro) visto até hoje nas maquiagens das gueixas.



Porém na Europa antiga por volta de 1700 e bolinhas rsrs a maquiagem foi  taxada como símbolo de bruxaria e artifícios para seduzir o homem, o que não deixa de ser verdade haha, chegando a punir quem usasse desses artifícios para se casar, Ui! Na Europa é que tem muita história que dá pano pra manga, como por exemplo mulheres que usavam substancias tóxicas para clarear a pele e morriam ou matavam seus maridos. Referência ao texto de Christy Tillary French traduzido por Aída.



Beladona, planta altamente tóxica utilizada para dilatar as pupilas das moças de antigamente, para deixar os olhos mais viçosos!

Mas graças a Deus e a tecnologia a maquiagem evoluiu e muito, nos dias de hoje temos com filtro solar, para cada tipo de pele, para todos os gostos e bolsos.

Fiz um resuminho de tudo que li, para o post não ficar chato, repetitivo e pior, copiado. Achei muita informação, então é só visitar os links dos quais deixei marcados no texto e se deliciar com as informações bacanas.

 Falei que até eu terminar iria entrar outra escola, quem está na Sapuca agora é a Mangueira!

Super Beijos!







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário